Quem sou eu

Minha foto

Sou Educador Físico e atuo na cidade de Porto Alegre-RS como instrutor de Pilates e Treinamento Funcional no estúdio Corpo Consciente no bairro Bom Fim. Também realizo atendimento personalizado em academias e ao ar livre. Contatos: (51) 9681-4914  (51) 3095-1522 ou personalthiagopandolfo@gmail.com .

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lazer e Qualidade de Vida

Lendo o excelente livro "Metodo Pilates de condicionamento do corpo", de Cecilia Panelli e Ademir de Marco, podemos refletir um pouco mais sobre o lazer, sobre a dita "preguiça" e os valores que elas trazem e carregam durante anos. O parágrafo que apresentarei abaixo descreve bem os novos conceitos e percepções que abrangem essa concepção, que preza pelo equilíbrio e pela vida harmônica entre as atividades do dia-a-dia: as físicas ( que também podem ser lúdicas), as intelectuais, o repouso, o lazer que engloba o lúdico e a alimentação entre outras maneiras naturais de lidar com nosso corpo.

Direito à preguiça:

Atualmente, há uma nova concepção dos valores do individuo e regressão dos valores totalitários da igreja, da família  da sociedade. "A ética do lazer é antes de tudo uma ética entre os novos direitos da pessoa e as novas obrigações sociais." (Dumazedier, 1975, p.37)
Esta ética significa enfatizar o equilíbrio entre as atividades - sejam elas quais forem -, evitar radicalismos, não basear no "trabalho a primeira necessidade do homem", nem (...) a  causa de toda a degenerescência intelectual, de toda a deformação orgânica", como Paul Lafargue descreveu em O Direito à Preguiça.

No Método Pilates de Condicionamento do corpo, em vez de realizar muitas repetições dos exercícios, a concentração na qualidade e precisão são os fatores mais importantes - a busca pelo equilíbrio e harmonia entre as partes do corpo menos e mais fortalecidas.



Tendo essas novas idéias como uma base de referência, podemos tomar consciência do nosso corpo e saber que os nossos hábitos ruins, como por exemplo as negligências que temos com o nosso corpo, a saber, as diversas formas de sedentarismo, vão refletir mais tarde em consequências muito piores. Portanto, lidar de uma forma mais natural com o corpo e colocá-lo em movimento, e principalmente pensar positivo, são ações, físicas e psicológicas, que podem mudar e tornar esse pensamento uma efetividade. Como consequência, tenho certeza que isso fará uma grande diferença em sua vida, colocando integralmente o seu corpo junto à sua mente, e, por conseguinte, integrando a sua vida. Nesse sentido, o lazer e as diversas atividades lúdicas dão ao corpo a qualidade de personagem principal do nosso tempo, motivo pelo qual, para desfrutarmos uma melhor qualidade de vida e saúde para uma vida plena é preciso cuidar bem dele.


Fonte:
Cecilia Panelli e Ademir de Marco, MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO DO CORPO: um programa para toda a vida - 2 edição. Editora Phorte 2009, p. 108, 109. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...