Quem sou eu

Minha foto

Sou Educador Físico e atuo na cidade de Porto Alegre-RS como instrutor de Pilates e Treinamento Funcional no estúdio Corpo Consciente no bairro Bom Fim. Também realizo atendimento personalizado em academias e ao ar livre. Contatos: (51) 9681-4914  (51) 3095-1522 ou personalthiagopandolfo@gmail.com .

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A historia de Joseph Pilates e a Contrologia

HISTÓRIA
   Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 8 de dezembro de 1880. Era uma criança doente que sofria de bronquite, asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação de se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e praticou boxe, yoga, esqui, mergulho, ginástica, dentre outras atividades. Autodidata aprofundou seus conhecimentos em fisiologia, anatomia e medicina tradicional chinesa. E aos 14 anos estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia devido ao grande desenvolvimento muscular que era muito aparente.

   Durante a primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso no campo de concentração onde trabalhava como enfermeiro, estando ali, Pilates começou a experimentar exercícios com as molas fixadas nas camas, como uma tentativa de reabilitar os soldados feridos da guerra mesmo antes de poder se levantar e treinando outros soldados com os exercícios que criou.
   Os pacientes foram capazes de aplicar movimentos de resistência em seus músculos estando em suas próprias camas, assim Pilates criou um sistema de exercícios que acelerava a recuperação dos mesmos. A experiência tornou-se a base do seu método.
   Seu trabalho foi reconhecido quando, em 1918, ocorreu uma epidemia de vírus influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos seus internos sob seus treinamento tenha sido infectado.
   Em 1926 Pilates aos 46 anos, emigrou para os EUA e fundou um Estúdio na cidade de NY, intitulando o Método de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte da Contrologia ou “Contrologia”  atraindo o público da dança.
   Pilates faleceu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio em seu estúdio. (1)

   Joseph Pilates foi autor de dois livros, “ Sua saúde” e  “O retorno à vida pela contrologia” em 1934 e 1945, respectivamente. Neste livro Joseph descreveu a seguinte frase: “A saúde não é apenas uma condição normal, e é um dever atingi-la e mante-la.” (p.12) (2).

O MÉTODO
   Brooke Siler em seu livro “Desafios do corpo Pilates” traz uma abordagem muito boa da utilização de metáforas para trabalhar a concentração e a conscientização corporal a fim de unir mente e corpo em prol da saúde. (3) 
   
   Comandos verbais como "umbigo nas costas", "umbigo pra dentro", "feche o corpete", são usados nas aulas pelos professores para que o aluno se imagine nessa situação e reúna forças para ativar o Power House,  que é a casa de força que engloba os músculos estabilizadores da coluna vertebral, são eles  o transverso do abdômenoblíquos, multífidos, períneo (musculatura do assoalho pélvico). Mantendo o Power House ativado você ganha uma postura alongada e uma resistência a mais nas atividades do dia a dia, tendo mais consciência corporal, melhorando a sua auto-estima.

   Conforme as próprias palavras de Joseph Pilates: “Os exercícios da Contrologia constroem um corpo forte e uma mente saudável, capazes de realizar as tarefas do dia a dia com facilidade e perfeição. Também garantem grande reserva de energia para esportes, atividades recreativas e situações de emergência.”  
Para realização do método existem alguns princípios, que são eles: (2)

1.       Respiração
2.       Concentração
3.       Estabilização
4.       Controle
5.       Precisão
6.       Fluidez

Os exercícios da Contrologia,ou seja, Pilates, podem ser feitos no solo (MAT), ou nos aparelhos. Devemos procurar profissionais capacitados (educadores físicos, fisioterapeutas ou professores de dança) com um curso de no minimo 360 horas com aprovação da PMA(Method Pilates Alliance) , pois os exercícios requerem uma boa orientação e cuidados específicos, lembrando que cada pessoa tem a sua limitação e estrutura corporal , não podendo se comparar com outras pessoas.

Segue abaixo um vídeo muito legal da historia de Joseph H. Pilates: 


Fontes:

(1) Curso Nanô Pilates.
(2) Obra completa de Joseph pilates, O Retorno à vida pela contrologia, Joseph h. Pilates e Willian John Miller. NY: J.J. Augustin, 1945.p.12 e 14.
 (3) Brooke Siler “Desafios corpo Pilates” 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...